www.bloggerbipolar.blogspot.com

www.bloggerbipolar.blogspot.com

Um pouco sobre bipolaridade, transtornos de humor, depressão, ansiedade...
tudo, ou nada!

capsulascoloridas@gmail.com

diariodeumbipolar@hotmail.com

#depressão #ansiedade #tdah #bipoloaridade #pânico #distimia #melancholia
_____________________________________________

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Depressão e Euforia são formas de não aceitar a própria vida...

Prometeu foi um titã inconformado que roubou o fogo divino (sabedoria e conhecimento) e o presenteou ao homem, concedendo-lhe o dom do Espírito. 

Libertou o homem de sua condição de simples criatura, para um estado de criador. Tornando os humanos seres independentes dos Deuses, e senhores do próprio destino. Prometeu foi punido como traidor, sendo levado a uma montanha, onde pássaros comiam seu fígado, que voltava a crescer todo dia, tornando eterno o seu castigo.

Esse fogo, essa sede de sentir, esta fome de viver... é o que move a humanidade. Mas de todo desejo também nasce o sofrimento.


Depressão e euforia são sintomas geralmente vistos como opostos. Como sentimentos totalmente distintos. Não concordo! Acho que são sentimentos que nascem de uma mesma fonte. De quem não está satisfeito com a própria vida, com a própria existência. 

Depressão é sentir a impotência de se assumir menor que o curso implacável da natureza. Do sentimento de não poder parar o tempo, de não poder moldar o mundo ao nosso modo.
A euforia é um antídoto à inércia, fabricado com o veneno do próprio medo. É inflamar a centelha  presenteada por Prometeu, e ser incendiado pelo sentimento de poder mudar o curso da vida.

Assim herdamos o castigo de sermos devorados diariamente pelo poder dos Deuses, mas podemos amanhecer refeitos pela condição do fogo da liberdade. 

3 comentários:

  1. Acho muito interessante a história de prometeu, alíás, gosto muito da mitologia Grega e Romana, eles sempre oferecem explicações bastante criativas e reflexivas.

    Tambem gostei muito do casamento que você fez entre os sintomas da bipolaridade e essa história do prometeu.

    O livro 'o livro de ouro da mitologia', de Tomas Bulfinch, é ótimo, leia! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A depressão e a euforia são estados de alguém que está sim insatisfeito, mas que, de alguma forma, não enxerga, ou simplesmente, não quer uma mudança na vida.

    Normalmente depois da euforia vem a depressão porque os esforços simplesmente na maioria das vezes acabam sendo em vão. Aí vem a recaída, a virada, pois apesar de tudo o que é feito, o destino é o mesmo, a morte, o fim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post, tudo a ver com a pessoa aqui.
    Eu sei que não é legal ser bipolar.
    Mas pensa assim tem 3 tipos de bipolar.
    Bipolar tipo I
    Bipolar tipo II
    Bipolar tipo misto
    Fora as comorbidades com Boderline, HDAH e etc.
    Não desmereço a sua dor de verdade.
    Mas se te ajuda tem gente pior, tem gente que esta no hospicio, nos ainda estamos aqui fora, com a nossa loucura "controlada".
    Minha familia é inteira bipolar, é uma herança e tanta.
    Mas é algo que não depende de niguém é genetico.
    Feliz ou infelizmente é genetico.
    Prometeu roubou o fogo e nos deu, o fogo queima as vezes e as vezes aquece, tudo porém está na medida.
    Beijos

    ResponderExcluir