www.bloggerbipolar.blogspot.com

www.bloggerbipolar.blogspot.com

Um pouco sobre bipolaridade, transtornos de humor, depressão, ansiedade...
tudo, ou nada!

capsulascoloridas@gmail.com

diariodeumbipolar@hotmail.com

#depressão #ansiedade #tdah #bipoloaridade #pânico #distimia #melancholia
_____________________________________________

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Depressão: Doença de Preguiçoso

Para os "normais" qualquer doença de cabeça é depressão. Loucura, ansiedade, desânimo....que importa o que você sente? Se você não atende aos comportamentos esperados e formatados, embalados com sabor arco-íris, lá vem o mesmo blá blá blá...."vamos lá rapaz, se anima!", "não se preocupe, vai passar", "você é forte, supera isso", ou ainda, "com o tempo você melhora". Saibam que cobrar ânimo de uma pessoa deprimida, é como pedir para um paraplégico levantar de sua cadeira de rodas.

Infelizmente, só sabe o que é depressão quem passa por isto; quem sente a doença na própria pele. Lembrando aos "normais" que depressão por si só geralmente é um sintoma de algum distúrbio mental. O problema é que hoje são tantas as nomenclaturas e variações já diagnosticadas, que fica difícil, até pra quem tem qualquer transtorno, identificar e reconhecer qual a origem e a causa do problema.

Devemos entender que quem passa por uma crise de origem psicológica está doente, seja qual for a intensidade do problema. Se foge ao seu controle, se é algo que atrapalha sua vida, deve ser reconhecido e tratado como uma enfermidade como qualquer outra. Se você tem uma febre, de origem viral e ou infecciosa, você tem que tomar remédios e ficar de repouso. Porque doenças psicológicas são vistas de forma diferente pela sociedade? 

Na era onde clássicos de auto-ajuda são campeões de vendas nas livrarias de todo o mundo, parece fácil controlar nossa mente e nos libertarmos de qualquer mau que nos aflija. Não podemos chegar ao nosso trabalho com um atestado médico recomendando repouso absoluto por conta de uma depressão. É uma doença de pessoas fracas, dizem por aí. Coisa de quem não tem força de vontade para enfrentar os problemas, coisa de preguiçoso....doença de rico; pois quem sofreu na vida não pode se dar ao luxo de se deprimir. 

"Vamos lá rapaz, dá a volta por cima...o mundo é dos espertos!". Que mundo é este então que estamos criando? Fico a me perguntar....

7 comentários:

  1. "Saibam que cobrar ânimo de uma pessoa deprimida, é como pedir para um paraplégico levantar de sua cadeira de rodas."

    PERFEITAMENTE!!!

    Como eu gostaria que as pessoas entendessem isso.... Às vezes eu estou numa crise e vem aquele amigo com o velho discurso "animador", é tanto otimismo que fico enojado, o resultado é que me afasto desse amigo chato que não entende o que passo, ele quer que o paraplégico ande, mas isso é impossível!

    ResponderExcluir
  2. Fato: Levanta dessa cama! sorria a vida é bela! Pára com isso tem gente pior que voce! Voce devia ver os problemas dos outros!
    Fato: Eu quero que se F... os outros com os seus problemas e tudo mais, quando eu estou em crise não tem no mundo pessoa pior do que eu!
    Parece tão fácil pra quem fica ali falando, falando e falando sem ter a menor noção da angustia denro da alma, da dor que trinca o peito do vazio, da falta não sei do que, um vazio num sei onde, m sei lá que me cansa.

    ResponderExcluir
  3. O "doença de rico" e os correlatos são absurdamente preconceituosos. Em geral, pessoas que querem mais uma desculpa para elogiar seu sofrido e constante dia-a-dia. Por exemplo: se a depressão não afetasse ricos e pobres, como teríamos mendigos entregues ao alcoolismo?

    ResponderExcluir
  4. Pq empresarios nao dão depressão, pq eles tem mais o que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou empresário Antonio...e o pior é que minhas 3 empresas faturam bem alto. Aqui mostro apenas meu lado negro...

      Excluir
    2. Vc é bipolar? Então pelo que passei com minha ex esposa eu vejo que entao era a personalidade dela! A mulher nao sabia fazer nada, e pior de tudo, ficava me infernizando, e transformando minha vida em um inferno!

      Excluir