Prometeu foi um titã inconformado que roubou o fogo divino (sabedoria e conhecimento) e o presenteou ao homem, concedendo-lhe o dom do Espírito.
Libertou o homem de sua condição de simples criatura, para um estado de criador. Tornando os humanos seres independentes dos Deuses, e senhores do próprio destino. Prometeu foi punido como traidor, sendo levado a uma montanha, onde pássaros comiam seu fígado, que voltava a crescer todo dia, tornando eterno o seu castigo.
Esse fogo, essa sede de sentir, esta fome de viver... é o que move a humanidade. Mas de todo desejo também nasce o sofrimento.
Depressão e euforia são sintomas geralmente vistos como opostos. Como sentimentos totalmente distintos. Não concordo! Acho que são sentimentos que nascem de uma mesma fonte. De quem não está satisfeito com a própria vida, com a própria existência.
Depressão é sentir a impotência de se assumir menor que o curso implacável da natureza. Do sentimento de não poder parar o tempo, de não poder moldar o mundo ao nosso modo.
A euforia é um antídoto à inércia, fabricado com o veneno do próprio medo. É inflamar a centelha presenteada por Prometeu, e ser incendiado pelo sentimento de poder mudar o curso da vida.
Assim herdamos o castigo de sermos devorados diariamente pelo poder dos Deuses, mas podemos amanhecer refeitos pela condição do fogo da liberdade.
Acho muito interessante a história de prometeu, alíás, gosto muito da mitologia Grega e Romana, eles sempre oferecem explicações bastante criativas e reflexivas.
ResponderExcluirTambem gostei muito do casamento que você fez entre os sintomas da bipolaridade e essa história do prometeu.
O livro 'o livro de ouro da mitologia', de Tomas Bulfinch, é ótimo, leia! Abraço.
A depressão e a euforia são estados de alguém que está sim insatisfeito, mas que, de alguma forma, não enxerga, ou simplesmente, não quer uma mudança na vida.
ResponderExcluirNormalmente depois da euforia vem a depressão porque os esforços simplesmente na maioria das vezes acabam sendo em vão. Aí vem a recaída, a virada, pois apesar de tudo o que é feito, o destino é o mesmo, a morte, o fim.
Abraços
Adorei seu post, tudo a ver com a pessoa aqui.
ResponderExcluirEu sei que não é legal ser bipolar.
Mas pensa assim tem 3 tipos de bipolar.
Bipolar tipo I
Bipolar tipo II
Bipolar tipo misto
Fora as comorbidades com Boderline, HDAH e etc.
Não desmereço a sua dor de verdade.
Mas se te ajuda tem gente pior, tem gente que esta no hospicio, nos ainda estamos aqui fora, com a nossa loucura "controlada".
Minha familia é inteira bipolar, é uma herança e tanta.
Mas é algo que não depende de niguém é genetico.
Feliz ou infelizmente é genetico.
Prometeu roubou o fogo e nos deu, o fogo queima as vezes e as vezes aquece, tudo porém está na medida.
Beijos