www.bloggerbipolar.blogspot.com

www.bloggerbipolar.blogspot.com

Um pouco sobre bipolaridade, transtornos de humor, depressão, ansiedade...
tudo, ou nada!

capsulascoloridas@gmail.com

diariodeumbipolar@hotmail.com

#depressão #ansiedade #tdah #bipoloaridade #pânico #distimia #melancholia
_____________________________________________

sábado, 24 de dezembro de 2011

Depressão Natalina - Assumindo a Bipolaridade

Depressão Natalina - Assumindo a Bipolaridade


No meu ano de assumir a doença, senti na pele o temido pavor das comemorações natalinas. 

Não sei exatamente se é o fato de cair na realidade de um mundo capitalista, onde o Papai Noel só presenteia os mais abastados, onde os falsos sentimentos são trocados através de amigos secretos de dez reais, e a miséria continua a bater na nossa cara. 


Mais precisamente nos vidros dos nossos carros, nos simbólicos sinais de trânsito. Sinalizando tempos de violência e miséria, o fatídico farol vermelho nos obriga a parar pra ver a massa de pedintes que triplicam nas ruas nesta época.

Ou não sei se a tristeza vem pelo pavor do balanço anual da vida (nós bipolares não nos damos bem com balanços....literalmente). Ou pior, se o sentimento vem da pressão da necessidade de planejar o ano vindouro. Engraçado, perceber que pressão anda junto com depressão, e enxergar o mundo de pressão em que vivemos. Vivemos uma das piores ditaduras da história da humanidade, a ditadura da felicidade. Existe uma incrível pressão de cobrança para que sejamos felizes.

Surge um conceito de felicidade irreal. Onde temos que ser os melhores. Numa competição desenfreada, temos que ser melhores em tudo. Ter os melhores carros, as melhores roupas, os melhores esposos (as), os melhores filhos, as melhores famílias. E temos que exibir isso, numa teia de vaidades que nos prendem como moscas.

Épocas natalinas viram o auge desta cadeia. Vem a temida exposição. Somos quase obrigados a confraternizar, dar presentes, receber visitas....é preciso estarmos bonitos e bem apresentáveis. Nossas casas tem que estar arrumadas, temos que receber a todos com um sorriso colgate na boca.

Será que no oriente existem bipolares? Lá eu ouvi dizer que a melancolia é considerada uma necessidade vital do ser humano. Eles consideram o isolamento como um momento sagrado. Onde a tristeza é vista como parte natural da vida, e ainda mais importante, como parte de um processo de amadurecimento. 


Tudo que cresce dói. Músculos, dentes, pensamentos...como negar esta natureza? Como amadurecer sem dor? Grande dilema para nós bipolares.

Deixemos de lado então os normais, que só assumem o sofrimento esta época nos 40 minutos do especial de Roberto Carlos na Globo. Ou será que não?...será que Roberto Carlos é o grande vilão da história? Sempre choro quando ouço nas "...Curvas de Santos". Que dilema. Vou deixar esse drama com você leitor. Pra mim só quem faz sentido é soldado! 

8 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo e pelo ponto de vista exposto! Tem um outro artigo que eu fiz que você vai gostar de tecer seus comentários também: http://bipolarbrasil.blogspot.com/2010/12/comportamento-bipolar.html (talvez se sentir feliz por "si" mesmo, seja, a parte do que disse no vídeo de ontem sobre amar o próximo como a ti mesmo... Não porque o "bom velhinho" não vai te dar um "presentinho" numa caixinha bem embrulhadinha... e óbvio, concordar em doar-se ao próximo isso ninguém é "obrigado" fazer (daí o porque eu gostei muito de seu texto, ele completa um ponto de vista interessante...). No oriente existe bipolares sim, inclusive no Japão o índice de depressão (ao contrário dos que muitos pensam) é menor que no Brasil, em decorrência, acreditam: de consumo alto de omega-3 (provenientes de peixes etc... Dor, não só no oriente é uma experiência de fato para o crescimento humano... Entretanto tudo que é demais é veneno. A diferença entre um remédio e o veneno é a dose! Talvez, o que nos ocorre (bipolares) é uma dose de "angústia" tremenda que se não houver alguma intervenção, simplesmente não vivemos... Não viver para sermos um Bill Gates ou algo assim. Mas "dignamente". Você deve fazer da vida um espetáculo sim, mas não porque assistiu ao circo de Soleil, se é que me entende? Ser normal ou não, pouco importa... Bipolar? O mesmo... Fato é que neste fim de ano, inevitavelmente conforme dados do próprio IPQSP entre outros, muitos bipolares enquanto escrevo este comentários, estão tirando a vida... O que podemos fazer a respeito? Talvez, nada... Mas tentar alguma coisa? Talvez... Filosofar? Usar um canal que todos acessam para buscar informações sobre a doença, para falar que EXISTEM UM JEITO para melhorar? Acho que sim... acho que neste aspecto vale a pena! E enfim, obrigado pelo artigo, um grande abraço e felicidades sempre! Will

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro obrigado pela recomendação lá no blog, valeu pela lembrança.

    Eu gostei MUITO da sua postagem, tudo faz sentido, gostei muito da expressão que você usou, "ditadura da felicidade". Certa vez escrevi algo sobre o tema:

    TENHO que ser feliz! Tenho?

    Você foi muito pertinente no texto, me identifiquei tambem na hora que voce fala dos balanços de fim-de-ano, sou PÉSSIMO nisso, talvez por isso eu nao goste dessa época... Sei lá.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. não precisa fazer propaganda nos meus comentários, ok?
    feliz natal.

    ResponderExcluir
  5. A bipolar# Feliz natal pra vc tb...
    Mas a propaganda era pra vc mesma...
    Neste caso n posto mais lá...
    Boa sorte pra vc e desculpa!!!

    ResponderExcluir
  6. BIPOLARBRASIL
    Vc sem dúvida é o melhor blog/site sobre bipolaridade do país. Parabéns!!!
    Me inspiro em vc, que já gigante na ajuda com a doença. Nós menores somos formiguinhas q somam...
    Qto ao Bill Gates...realmente o contexto interfere diretamente,,,se ele fosse brasileiro, talvez hj fosse vendedor de dvds piratas em sinal de transito....rssssss
    1 forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem ? Então, to passando por aqui porque postei no meu blog http://sindromemm.blogspot.com
    um video, que eu achei genial,gostei demais, dá uma olhada!
    valeu, beijos e feliz 2011

    ResponderExcluir
  8. CARA! Vc escreve tudo de bom!
    Comecei meu blog pra poder reciclar coisas que estão me incomodando e sinto que estão sobrando em mim e não tenho pra quem falar. Só que cai num sistema de blogs que falam de bipolaridade, que tô começando a pensar em procurar uma avaliação! Tamanha a minha identificação com os depoimentos que li!
    Enfim, vc escreve super bem.
    Voltarei, certamente.
    Até mais!

    ResponderExcluir